Menu

13 dicas para melhorar seu networking e empreender melhor

Networking tornou-se um conceito amplamente falado e recomendado, mas na prática nem sempre é utilizado de maneira assertiva e com potencial de resultados, seja para a produtividade e sucesso dos negócios, ou para futuras oportunidades profissionais.

O termo vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

Mas por mais eficiente que o networking possa ser, poucas pessoas sabem como trabalhar e interagir com a rede de contatos, que bem gerida pode aumentar as oportunidades de troca de experiência, de informações sobre vagas de trabalho, indicações e trazer destaque para seu negócio.

Especialistas explicam que o  verdadeiro networking deve ser baseado em relações de troca e ganho mútuo, ou seja, não é indicado pensar apenas no benefício individual, mas também no que você tem a oferecer e em conciliar as suas necessidades com possíveis oportunidades.

Manter bons relacionamentos é fundamental para diferentes áreas da vida, e se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem vários benefícios na troca de informações, contato e experiências.

No caso do empreendedor, principalmente no início, o networking pode ser de grande auxílio para o crescimento do negócio, e além: pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos, com conexões mais verdadeiras.

Por essa razão, se você ainda tem alguma dúvida, listamos algumas dicas para  ajudar na hora de fazer um networking adequado, eficiente e com foco em objetivos:
 

- Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta

- Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada

- Estabeleça um link/motivo de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contato
 
- Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas
 
- Reserve um horário para rever aquelas pessoas que não você encontra há algum tempo
 
- Não fale mal dos outros
 
- Trate seu networking como atenção e respeito, como uma relação que existe fidelidade e ajuda mútua
 
- Tenha ética: não use sua rede de contatos para roubar clientes e ideias ou espalhar boatos sobre a concorrência
 
- Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências. Saiba qual o seu objetivo
 
-  Esteja presente e mantenha uma frequência. Não seja o tipo de pessoa que só aparece quando precisa de alguma coisa. 
 
- Abasteça e crie conteúdo para suas redes sociais (principalmente Facebook e LinkedIn). Os que são apenas observadores raramente são lembrados.
 
- Anote os contatos de pessoas que conhecer e procure se comunicar com elas sempre que houver uma razão para contato/afinidade 
 
- Mantenha-se sempre aberto a convites para conhecer novos lugares e outras pessoas
 
Endeavor

Fonte: Por Mariana Bruno para o Portal Contábeis